Domingo, 19 de Maio de 2024

Tempo limpo

Desenvolvimento Social Social

Ipiaú: Prefeitura distribui kits assistenciais às famílias atingidas pela enchente

Secretaria de Desenvolvimento Social e Defesa Civil em parceria

15/05/2023 às 08h46

A Prefeita Maria das Graças marcou presença na força-tarefa para a entrega de 764 kits assistenciais às famílias que no final do ano passado foram atingidas pela enchente do Rio das Contas e desastres naturais.

A distribuição ocorreu na última sexta-feira, 12, no Ginásio de Esportes Cleriston Andrade, com as participações da Defesa Civil do Município, Corpo de Bombeiros e prepostos das Secretaria de Ação Social de Ipiaú.

Cada kit contou com cesta básica, colchão e produtos de limpeza. O recurso para aquisição desses itens veio do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional/Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil.

Os cadastros das famílias, que contabilizaram mais de mil, foram realizados pelas equipes da Defesa Civil Municipal com apoio das secretarias de Assistência Social, infraestrutura e Saúde. As famílias atendidas são aquelas que realmente tem necessidade e apresentam vulnerabilidade social. As instituições continuam unidas para trabalhar e atender as necessidades da população ipiauense.

Vale ressaltar que durante os desastres, agravados com a alta vazão do reservatório da Barragem da Pedra, em Jequié, a Prefeitura de Ipiaú prestou assistência emergencial com fornecimento de abrigos provisório, alimentação, produtos de higiene e limpeza, colchões, assistência psicossocial. Cerca de mil famílias foram vitimadas na ocasião.

A equipe da Defesa Civil com apoio do Corpo de Bombeiros e de voluntários da comunidade, prestou socorro imediato, retirada das famílias das áreas de risco, isolamento de áreas ameaçadas, bem como orientação e prevenção a novas ocorrências. A prefeitura continua atendendo as famílias desalojadas.

Decom / Prefeitura de Ipiaú

Texto: José Américo