Domingo, 19 de Maio de 2024

Tempo limpo

Desenvolvimento Social Avanço

Prefeitura de Ipiaú promove Conferência de Assistência Social com foco na reconstrução do SUAS

Dentre as ações, houve debates de propostas para melhorias na área

31/05/2023 às 09h18
foto: Michel Querino / Decom Prefeitura de Ipiaú

A Prefeitura de Ipiaú, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, juntamente com o Conselho Municipal de Assistência Social, realizou nessa terça-feira, 30 de maio, a 14ª Conferência Municipal de Assistência Social, com a temática “ Reconstrução do Suas: O SUAS que temos e o SUAS que queremos".

O evento no auditório do Colégio Celestina Bittencourt, reuniu trabalhadores do SUAS, gestores municipais, entidades da sociedade civil e usuários da assistência social, e contou com apresentações culturais, palestras, debates e propostas de melhorias para a Assistência social. A prefeita Maria das Graças foi representada pela secretária de Saúde, Laryssa Dias. Outras autoridades presentes no encontro foram a secretária Rebeca Câncio, da Assistência Social e Desenvolvimento, e os vereadores Naciel Ramos e Ivonilton Conceição.

Mesa composta | foto: Michel Querino / DECOM Prefeitura de Ipiaú

Após a Leitura e Validação do Regimento Interno da Conferência, a conselheira do Conselho Tutelar, Juliana Brito, explanou sobre o tema do evento e em seguida foram apresentados os eixos temáticos: Financiamento; Controle Social; Articulação entre Segmentos; Serviços, Programa e Projetos; Beneficio e transferência de renda.

Apresentações culturais do grupo do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos | foto: Maicon Alves

Concluída a apresentação dos cinco eixos, os participantes da conferência elaboraram propostas para a esfera Municipal, Estadual e Federal, as quais foram aprovadas pela plenária que também elegeu os delegados para a Conferência Estadual. Em seguida aconteceu a entrega de certificados.
Ao comentar a respeito dos resultados do evento, a Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Rebeca Câncio, destacou que o momento foi muito proveitoso, sobretudo porque se demandou garantias de direitos.

foto: Michel Querino / DECOM Prefeitura de Ipiaú

"Foram debatidas e deliberadas várias propostas voltadas ao processo de construção do SUAS que queremos, assim como avaliamos o SUAS que temos. Uma dessas propostas deliberadas é a captação de recursos para construção de novas unidades do CRAS, sedes próprias, e para benefícios eventuais. A Conferência Municipal, como marco de efetivação para políticas públicas, superou as expectativas no que se refere à mobilização, participação, debate, pactuação e construção”, concluiu a secretária.

José Américo Castro / DECOM Prefeitura de Ipiaú

Tempo limpo