Sábado, 27 de Abril de 2024

Saúde Saúde

Ipiaú: Apesar de nenhum caso confirmado, Secretaria de Saúde alerta sobre dengue e reforça ações preventivas para evitar propagação

Secretária da pasta e coordenadora de vigilância epidemiológica abordaram o assunto nesta tarde em um programa de rádio

08/02/2024 às 14h33 Atualizada em 08/02/2024 às 14h40

A secretária da Saúde Municipal de Ipiaú, Laryssa Dias, emitiu um alerta durante um programa de rádio apresentado por Beto Marques, na tarde desta quinta-feira (08), destacando que 13 municípios da Bahia, incluindo Ipiaú, estão em alerta para o início de epidemia de dengue devido a notificação de casos suspeitos. Apesar de nenhum caso confirmado no munícipio, a secretária e a coordenadora da vigilância epidemiológica, Gabriele Prazeres, relataram as ações do contínuo trabalho da equipe de endemias, e reforçaram os cuidados que a população deve ter para evitar a propagação da doença.

A secretária informou que foram notificados 20 casos suspeitos apenas no mês de fevereiro, com o bairro Euclides Neto apresentando o maior índice de notificações. Os sintomas iniciais da dengue incluem febre, dor no corpo, manchas na pele, náuseas e dor nos olhos. Laryssa reforçou a importância de procurar uma das 14 unidades de saúde do município ao apresentar esses sintomas, garantindo assim os cuidados adequados. Além disso, destacou que através das notificações é possível mapear os bairros afetados e programar ações mais direcionadas para conter o avanço da doença. "Embora não tenhamos nenhum caso confirmado até o momento em Ipiaú, é fundamental que a comunidade esteja ciente da gravidade da situação e tome as devidas precauções", alertou a secretária.

A coordenadora da vigilância epidemiológica, Gabriele Prazeres, complementou o alerta da secretária, destacando que a equipe de endemias está realizando fiscalizações em ambientes privados e públicos em busca de potenciais focos de proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Gabriele ressaltou que a responsabilidade também é de cada cidadão em manter seus ambientes livres de criadouros, além de permitir a entrada dos agentes de saúde para fiscalização.

A informação do alerta foi compartilhada durante uma reunião online na qual Laryssa participou com a secretária da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB), Roberta Silva. Outros estados brasileiros, como Acre, Minas Gerais, Goiás e o Distrito Federal, já decretaram situação de emergência.

Michel Querino / Decom Prefeitura de Ipiaú