Sábado, 27 de Abril de 2024

Chuva

Cultura, Esporte, Lazer e Turismo Cultura

Praça Ruy Barbosa brilha com arte e cultura na I Virada Cultural de Ipiaú

Programação variada ocorreu na última sexta-feira e sábado

25/03/2024 às 15h04
Praça Ruy Barbosa brilha com arte e cultura na I Virada Cultural de Ipiaú

Nos dias 22 e 23 de março, a cidade de Ipiaú viveu momentos de intensa efervescência cultural com a realização da I Virada Cultural, promovida pela Prefeitura Municipal. O evento, que aconteceu na Praça Ruy Barbosa, foi marcado por uma diversidade de expressões artísticas e pela participação entusiasmada da comunidade local.

O evento foi um verdadeiro espetáculo de talentos, destacando a riqueza cultural dos artistas da região. Organizada com base nos editais da Lei Paulo Gustavo, em parceria com o Ministério da Cultura, e com o apoio fundamental da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, a iniciativa proporcionou momentos inesquecíveis aos moradores e visitantes.

Durante os dois dias de evento, a programação contemplou uma série de atividades culturais que encantaram o público presente. Desde a tradicional feira de artesanato do Coletivo de Artesanato e Cultura de Ipiaú (Caci) até apresentações de artes plásticas e diálogos com autores locais, a Virada Cultural foi um verdadeiro mergulho na riqueza artística da região. Além disso, a secretaria municipal de saúde esteve presente no ambiente para realizar atendimentos aos presentes, como aferição de pressão, vacina e testes rápidos, por exemplo.

Os resultados das oficinas promovidas durante o evento também foram celebrados, evidenciando o potencial criativo e o engajamento da comunidade nas diversas formas de expressão cultural. Além disso, o público pôde apreciar shows musicais de artistas locais como Carol Souza, Adriano Ryos, Andinho Brito, Sarau Reggae com Vanessa Assis, show violado de Caio Novaes e ainda prestigiar o lançamento do EP de Laísa Eça, que emocionou a plateia com sua performance envolvente.

O secretário municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, Caio Braga, enfatizou a importância da I Virada Cultural para o fortalecimento da identidade cultural de Ipiaú e o estímulo à produção artística local. "Eventos como esse são fundamentais para promover o acesso à cultura e valorizar os talentos da nossa cidade. A Virada Cultural não só proporciona momentos de lazer e entretenimento, mas também estimula a economia criativa e fortalece os laços comunitários", destacou o secretário.

Já a prefeita Maria das Graças expressou sua felicidade em testemunhar o sucesso da primeira edição da Virada Cultural de Ipiaú. "Foi gratificante ver a praça Ruy Barbosa pulsando de cultura e arte. Nossa cidade tem um potencial incrível e eventos como esse são essenciais para mostrar ao mundo o talento dos nossos artistas e a riqueza da nossa cultura. Parabenizo a todos os envolvidos na organização e participação desse evento que, com certeza, ficará marcado na história de Ipiaú", afirmou a prefeita.

Com o sucesso da I Virada Cultural, a expectativa é que o evento se consolide como uma tradição anual em Ipiaú, fortalecendo cada vez mais o cenário cultural da região e proporcionando momentos de integração e celebração para toda a comunidade. Confira as fotos do evento aqui.

Michel Querino / Decom Prefeitura de Ipiaú

fotos: Decom