O mês de maio é marcado pela cor laranja e pela Campanha ‘Faça Bonito’, que simboliza a luta contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes em todo o Brasil. Em Ipiaú, a Prefeitura Municipal, sob a gestão da prefeita Laryssa Dias, e a Secretaria de Assistência Social, liderada por Rebeca Câncio, reforçam a campanha com uma série de ações para mobilizar e conscientizar a população sobre a importância da proteção integral às vítimas de violência sexual.
A campanha tem como ponto alto o dia 18 de maio, instituído como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infantil. A data faz alusão ao caso Araceli, ocorrido em 18 de maio de 1973, quando uma menina de oito anos foi sequestrada, violentada e assassinada no Espírito Santo, um crime que permanece impune até hoje. O episódio trágico levou à criação da Lei Federal 9.970/2000, que oficializou a data como um marco nacional de combate aos abusos.
Para fortalecer a campanha, a Secretaria de Assistência Social de Ipiaú, em parceria com o CRAS, CREAS organiza diversas atividades voltadas para a conscientização e prevenção, a proposta é levar informação e apoio às famílias, criando uma rede de proteção eficiente, será realizada uma reunião ampliada no dia 20 de Maio na sala do fórum Jorge Calmon a partir das 08h da manhã. O objetivo é capacitar os participantes para o diálogo sobre o tema com alunos e familiares, contribuindo para a prevenção de futuros abusos.
A Prefeitura de Ipiaú, através da Secretaria de Assistência Social, reforça a importância das denúncias de casos ou suspeitas de abuso infantil. As ligações para o Disque 100 são gratuitas, anônimas e encaminham as informações aos órgãos competentes, garantindo a proteção dos direitos das crianças e adolescentes do município.
Maio é um mês para lembrar que proteger é um dever de todos. Faça Bonito, Ipiaú!
Fernando Canuth / Decom PMI