18°C 29°C
Ipiaú, BA
Publicidade

Prefeitura de Ipiaú por meio da Secretaria de Saúde e do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) promove Roda de Conversa em alusão à Luta Antimanicomial

Momento teve como objetivo conscientizar a população sobre a importância do cuidado em liberdade para pessoas em sofrimento psíquico, promovendo uma sociedade mais acolhedora e com menos preconceito

Por: Comunicação
27/05/2025 às 18h00
Prefeitura de Ipiaú por meio da Secretaria de Saúde e do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) promove Roda de Conversa em alusão à Luta Antimanicomial
Fernanda Barcelar

A Prefeitura de Ipiaú, por meio da Secretaria de Saúde e do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), realizou na manhã desta terça-feira (27) uma Roda de Conversa na Academia de Saúde, em alusão à Luta Antimanicomial, cujo Dia D é celebrado em 18 de maio.

O momento teve como objetivo conscientizar a população sobre a importância do cuidado em liberdade para pessoas em sofrimento psíquico, promovendo uma sociedade mais acolhedora e com menos preconceito. A ação reforçou a necessidade de mais afeto, respeito e escuta ativa, principalmente diante de um histórico em que pessoas com transtornos mentais foram tratadas com exclusão, isolamento e até violência.

A Luta Antimanicomial propõe a quebra desse estigma e destaca a importância de um cuidado em saúde mental baseado na dignidade, na empatia e no acolhimento. Durante a atividade, profissionais da saúde dialogaram com os participantes sobre a valorização da vida, a inclusão e a promoção dos direitos humanos.

A Secretaria de Saúde reafirma seu compromisso com o fortalecimento das políticas públicas de saúde mental, destacando o papel fundamental do CAPS como espaço de cuidado e reconstrução de vínculos.

Fernando Canuth / Decom PMI

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.