Quinta, 09 de Maio de 2024

.

02/04/2022 às 11h32
Ipiaú é novamente certificado para compor o mapa do turismo brasileiro

Mais uma vez Ipiaú entra na lista dos municípios baianos que integram oficialmente o Mapa do Turismo Brasileiro. A nova certificação divulgada pelo Ministério do Turismo na última segunda-feira, 28, tem validade até o dia 28 de março de 2023 e permitirá o município a ser beneficiado diretamente com ações e recursos do Ministério do Turismo para ampliar o desenvolvimento da atividade turística local, incluindo obras de infraestrutura e oferta de cursos de qualificação profissional.

Ao todo, são 2.542 localidades brasileiras, distribuídas em 322 regiões turísticas, incluídas no Mapa do Turismo 2022. Ipiaú está entre os 128 municípios baianos que fazem parte desse elenco.

Os municípios do Brasil são classificados de “A” a “E” no Mapa do Turismo. Ipiaú está incluído na categoria “C”.

Esta classificação decorre do desempenho da economia no turismo, a partir de algumas variáveis com a quantidade de estabelecimentos de hospedagens e de empregos, a estimativa de visitantes domésticos e internacionais e a arrecadação de impostos federais por meio dos hotéis, pousadas, resorts e outros estabelecimentos do gênero.

Para ser incluído no mapa, o município precisa cumprir algumas regras, como ter órgão responsável pela pasta de turismo e destinar recursos para o setor na Lei Orçamentária, além de ter um Conselho Municipal ativo.

O Diretor de Cultura e Turismo de Ipiaú, Marcelo Batista, informa que a inclusão do município no Mapa do Turismo contribuiu para a viabilidade, através da Bahiatursa, das principais atrações artísticas da festa de São Pedro, assim como a obra de requalificação da Praça do Cinquentenário, dentre outras realizações.

Ipiaú tem um forte potencial para o turismo rural, com atrativos que envolvem tradicionais fazendas de cacau, trilhas ecológicas, festejos populares e outros recursos inerentes ao setor.

José Américo Castro/Dircom Prefeitura

Parcialmente nublado