Quinta, 09 de Maio de 2024

Desenvolvimento Urbano IBGE

Prefeitura de Ipiaú reforça aos ipiauenses a importância de receberem os recenseadores do IBGE

.

04/11/2022 às 11h54 Atualizada em 04/11/2022 às 12h01

A exemplo do que vem ocorrendo em muitos municípios brasileiros a Prefeitura de Ipiaú vem dando todo apoio para a realização do Censo Demográfico 2022, pois o trabalho de pesquisa desenvolvido pelos recenseadores do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), produzirá informações que serão fundamentais para o desenvolvimento e implementação de políticas públicas e para a realização de investimentos, tanto do governo quanto da iniciativa privada.

Através das redes sociais, emissoras de rádio e outros meios de comunicação, a Prefeitura de Ipiaú conjuntamente com o IBGE pedem que a população receba os agentes credenciados e responda as perguntas da pesquisa feita por eles, pois é através de tais informações que vem os recursos e repasses para a cidade, como por exemplo, o Fundo de Participação dos Municípios (FPM), um dos mecanismos utilizados pela União para o repasse de verbas.

IBGE garante que dados fornecidos pela população são sigilosos

“É muito importante que todos passem corretamente as informações necessárias e tratem bem os recenseadores, pois cada cidadão participando ajuda e muito o nosso município”, destaca a gestora. Maria ressalta que não se trata de uma pesquisa eleitoral, ou seja, de intenções de votos, mas algo de importância bem maior e essencial.

A prefeita lembra que os recenseadores estão sempre uniformizados, com o colete do IBGE, boné do Censo, crachá de identificação e o DMC. As perguntas constam de dois tipos de questionário: o básico, com 26 quesitos, leva em torno de cinco minutos para ser respondido. Já o ampliado, com 77 perguntas, dura cerca de 16 minutos. Após a aplicação do questionário os supervisores, devidamente credenciados, voltam em algumas residências para checar o trabalho dos recenseadores ou para corrigir e/ou verificar alguma informação.

“São os recenseadores que fazem o levantamento sobre a população brasileira e permite traçar um perfil socioeconômico do Brasil, além de contar os habitantes do território nacional, identificar suas características e revelar como vivem os brasileiros. Dessa maneira, fica mais fácil implementar as políticas públicas”, explica a gestora.

Maria acrescenta que as pesquisas dos agentes do IBGE não podem ser vistas com desconfiança pela população, pois visam o bem de todos. “Ipiaú precisa continuar sendo uma cidade em desenvolvimento, sendo assim peço a todos que recebam os recenseadores de portas abertas, para que os recenseadores possam trabalhar da melhor forma possível. Vamos colher bons frutos deste trabalho”, concluiu.

José Américo / DIRCOM Prefeitura de Ipiaú