Domingo, 19 de Maio de 2024

.

06/12/2022 às 15h11
Sobe para 700 o número de pessoas afetadas pelas chuvas em Ipiaú

Subiu para 244 o número de famílias atingidas pelas fortes chuvas que se verificam em Ipiaú desde o início deste mês. Em entrevista no Programa A Hora da Verdade na manhã dessa segunda-feira (05), a secretária Rebeca Câncio afirmou por diversas vezes que a chuva tinha afetado diretamente mais de 500 famílias, quando na verdade, a secretária queria atribuir o número a pessoas. A correção foi feita posteriormente.

Segundo dados divulgados atualizados nesta segunda-feira, 5, pela Secretaria Municipal de Ação Social, são 703 pessoas vitimadas diretamente pelo temporal. Deste contingente, 232 indivíduos foram desabrigados e 32 desalojados; Apenas uma pessoa foi hospitalizada. Foram ainda contabilizados danos em 123 residências, sendo que 42 delas ficaram sem as mínimas condições de habitação.

Prefeita acompanha vítimas das chuvas

A maior parte dos desabrigados está alojada em casas de parentes e amigos, enquanto a Prefeitura, através da Ação Social, providenciou alojamento para 10 famílias no Ginásio de Esportes e uma em pousada. O município continua em estado de alerta. A equipe da Defesa Civil e o 2° Subgrupamento de Bombeiros Militar, além de prepostos da Prefeitura e voluntários, estão mobilizados para prestar assistência em casa de novas ocorrências.

O índice pluviométrico está bem acima da média esperada para o mês, contribuindo para a ocorrência de cheias nos rios da região. As equipes trabalham 24 horas para atendimento das ocorrências e monitoramento das áreas de risco. As ocorrências estão relacionadas a deslizamentos de encostas, alagamentos, queda de muros, desabamentos e erosão.

Grande parte delas foram verificadas nos bairros ACM, Santa Rita, Irmã Dulce, Euclides Neto e Dois de Dezembro. Ao contrário do verificado na cidade, a zona rural não foi prejudicada com as continuas chuvas. O sistema viário, com exceção de um pequeno trecho na região dos Bois, se manteve em normalidade.

Corpo de Bombeiros em encostas

DONATIVOS

A Secretaria de Ação Social e Desportos está arrecadando doações para atender as famílias vítimas do temporal. Os itens de maior necessidade são material de limpeza e de higiene e produtos de cesta básica. Eles podem ser entregues na Secretaria de Assistência Social. O Governo do Estado deu a sua contribuição inicial enviando 250 colchões e a mesma quantidade de cesta básica e lençol.

A prefeita maria das Graças fez questão de agradecer o apoio do Governador Rui Costa e da Primeira Dama Aline Peixoto e salienta que eles estão sempre ao lado da família Ipiauense, tantos nos momentos de festividade, quanto nas situações de dificuldade. “São amigos em todas as horas e merecem sempre a nossa gratidão”, concluiu a gestora.

Vale lembrar que a prefeita tem marcado presença nas ações emergenciais em apoio a população atingida pelo temporal e em alguns casos assumido a linha de frente dos trabalhos.

José Américo Castro / DIRCOM Prefeitura de Ipiaú

Tempo limpo