Educação Transformação

Ipiaú: Rede Municipal de Ensino chega em 2023 com grandes novidades

Para aprimorar incentivos em diversas áreas aos estudantes

27/01/2023 às 15h42 Atualizada em 27/01/2023 às 16h19
Foto: DECOM Prefeitura de Ipiaú / Michel Querino

No ano letivo de 2023, os estudantes da Rede Municipal de Ensino de Ipiaú vão contar com excelentes novidades! Considerando que a Educação é um despertar para a transformação em diversas áreas, a gestão proporcionará incentivos às ciências, artes, idiomas, jogos e muito mais. A secretária Erlândia Souza adianta que nesse contexto serão introduzidas na grade escolar aulas de música, inglês, robótica e jogos de tabuleiro. Todas com a proposta de trazer mais estímulo e conhecimento aos alunos.

JOGOS CRIATIVOS

Importantes no processo de aprendizagem e de desenvolvimento dos alunos, os jogos de tabuleiro, além da questão lúdica, são eficazes no que diz respeito ao desenvolvimento de habilidades específicas e importantes aliados no processo de aprendizagem voltada às crianças e adolescentes.  Essas ferramentas são capazes de engajar os estudantes e fazer com que eles desenvolvam de uma forma divertida e descontraída, aspectos cognitivos, sociais e afetivos.

Os jogos de tabuleiro podem ser compreendidos como uma espécie de ginástica para cérebro, contribuindo com a concentração, imaginação, coordenação motora, raciocínio lógico, memorização, capacidade de criar estratégias, cumprimento de regras e interação social.

Voltados aos objetivos didáticos, eles são capazes de tornar as crianças e adolescentes mais disciplinados e mais dispostos a instruir-se e cumprir regras, bem como a respeitar o direito do outro. “É preciso saber lidar com as duas situações”, destaca a secretária.

Outro programa importante será o da Biblioteca Itinerante que além de ser um estímulo a descoberta do universo literário, também reforça as ações que as unidades realizam durante o ano no sentido de incentivar os alunos a frequentarem as bibliotecas escolares e participarem de projetos voltados à literatura.

Cidadã indo se inscrever na EJA, modalidade que ofertará cursos profissionalizantes aos estudantes | foto: Michel Querino / DECOM Prefeitura Ipiaú

ROBÓTICA

Os Projetos de Robótica e de Ensino 3D serão direcionado aos alunos do ensino fundamental I e II, cuja proposta é oportunizar aos estudantes da escola pública o desenvolvimento de habilidades ligadas à lógica, noção espacial, pensamento matemático, trabalho em grupo, organização e planejamento de projetos. A prática também estimula a criatividade, a autonomia e o protagonismo social.

Pela primeira vez na rede municipal de ensino de Ipiaú, as aulas de robótica utilizarão material reciclável.

A proposta objetiva uma prática pedagógica e formativa, que incentive a aprendizagem dos alunos pela sua criatividade e os estimule na experimentação de ideias e na exploração de pesquisas, visando propor soluções locais à comunidade.

CIÊNCIAS, MÚSICA E INGLÊS

O Programa Ciência na Escola envolve um compromisso pelo aprimoramento do ensino de ciências na educação. Será voltado para os alunos do Fundamental I e contará com um laboratório, combinando o ensino em sala de aula com os experimentos para garantir que os alunos compreendam completamente cada conceito em pauta.

As aulas de música serão opcionais para os alunos e acontecerão nos colégios Celestina Bittencourt, Lessa de Moraes e Ângelo Jaqueira, enquanto as de Inglês serão aplicadas para os estudantes do Curso Fundamental I e II no Colégio Celestina.

José Américo / Ascom Prefeitura de Ipiaú