Educação Educação

Ipiaú sai na frente e concede reajuste do piso salarial dos professores

14/03/2023 às 14h03

Piso salarial dos professores de Ipiaú.

A secretária de Educação, Erlandia Souza, anunciou que a Prefeitura de Ipiaú concederá um reajuste de 14,95% no piso salarial dos professores da Rede Municipal de Ensino.  Com o aumento o salário básico da categoria passa de R$ 3.845,63 para R$ 4.420,55.

O piso nacional do magistério representa o salário inicial das carreiras do magistério público da educação básica para a formação em nível médio. O valor considera uma jornada de 40 horas semanais na modalidade normal de ensino.

A exemplo do que aconteceu em relação ao pagamento do piso, tão logo foi instituído no ano passado pelo Governo Federal, a Prefeitura de Ipiaú foi uma das primeiras da Bahia, a conceder o reajuste.

Além do piso, foram efetuadas algumas ações que visam a valorização profissional dos educadores desde o cumprimento daquelas previstas no Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações à promoção de formações continuadas na Jornada Pedagógica que ampliam a qualificação dos profissionais e geram impactos positivos no desempenho dos estudantes.

A secretária lembra que, no último dia 9 de novembro, a Prefeitura concedeu a Gratificação de Incentivo ao Aprimoramento Contínuo (GIAC) a 25 servidores públicos do magistério. Além disso foram promovidas várias mudanças de níveis. A Secretaria de Educação já solicitou do RH o levantamento de todos os profissionais que têm direito a mudança de classe para regularização.

“A valorização dos profissionais da educação é fator determinante para o crescimento de um município, estado ou país que tem a Educação como prioridade e mola propulsora do desenvolvimento.  A Gestão Maria investe dia a dia na melhoria da Educação em nossa cidade, na formação continuada e na valorização dos profissionais da Educação, principalmente dos nossos professores “, comentou a secretária Erlandia Souza.

José Américo Castro.