Tempo limpo

Agricultura e Meio Ambiente Investimentos

Secretário de Agricultura participa do lançamento do Plano Operacional para o Cacau e Chocolate 2018-2022 em Ilhéus

Os investimentos do Governo do Estado no plano devem atingir R$ 80 milhões.

12/11/2018 às 18h10 Atualizada em 12/11/2018 às 18h21
Por:
Divulgação

O Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Elvídio Júnior, juntamente com representantes da SEAMA, participaram, na última quinta-feira (8), em Ilhéus, do lançamento do Plano Operacional para o Cacau e Chocolate da Bahia 2018-2022. A iniciativa do Governo da Bahia e da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac/Mapa) deve alcançar em torno de 20 mil agricultores de 114 municípios dos territórios do Litoral Sul, Médio Rio de Contas e Baixo Sul.

Serão desenvolvidas ações estratégicas com o objetivo de elevar, em cinco anos, a produção de cacau na Bahia para 240 mil toneladas/ano, incluindo a instalação de 20 agroindústrias para a fabricação de chocolates finos, com certificado de origem no sul do estado. Além da abertura de linha de crédito específica para a lavoura cacaueira, o Plano irá oferecer subsídios para produção de mudas e insumos, criação e indicação geográfica da produção do cacau, preservação da Mata Atlântica, prospecção de novos mercados, capacitação profissional, regularização fundiária e ambiental, difusão tecnológica, assistência técnica e extensão rural (ATER), capacitação, educação, gestão e empreendedorismo e infraestrutura rural. Os investimentos do Governo do Estado no plano devem atingir R$ 80 milhões.

Na oportunidade, foi assinado um convênio com a Secretaria de Desenvolvimento Rural e a Prefeitura Municipal de Ipiaú para o Programa MaisAter que consiste na captação de recursos para aquisição de uma moto, notebook, impressora, projetor e capacitação técnica para ser utilizado no serviço de assistência técnica ao pequeno produtor rural.

Tempo limpo

Sáb °C °C