São Pedro - 2023 São Pedro - 2023

.

07/07/2023 às 11h21 Atualizada em 07/07/2023 às 11h51
Intérprete de Libras deu show de acessibilidade na Festa de São Pedro de Ipiaú

Dentre outros fatos inéditos a edição 2023 da Festa de São Pedro em Ipiaú trouxe para o palco das apresentações dos artistas mais famosos, uma intérprete de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais). A multidão dividia os olhares entre os cantores e ela que, em gestos e expressões faciais, transmitia para os surdos presentes na plateia ou que estavam ligados nas transmissões pelo Youtube, a exata compreensão de cada canção dos repertórios apresentados.

O cântico do silêncio, protagonizado por Thaiana, estimulou o cantor Daniel Vieira a lhe cumprimentar e pedir á plateia que lhe aplaudisse. Zé Neto e Cristiano postou nos story um vídeo com a presença da intérprete, cuja imagem foi reproduzida em milhares de fotografias clicadas por profissionais e anônimos. O desempenho dela foi realmente um show á parte.

Natural de Ipiaú, Thaiana Ferreira dos Santos, graduada em Letras Vernáculas pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), com especialização em Libras pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI), não só desempenha uma função profissional, mas, sobretudo, a missão humanitária de contribuir com a inclusão daqueles que por deficiência auditiva se encontravam á margem da sociedade.

Atualmente, Thaiana é mestranda em Educação Interativa e Social pela UNEB, Campus de Serrinha. Para prosseguir os estudos tem empreendido muitos esforços. Teve até que fazer rifa com o propósito de não interromper sua trajetória de aprendizado. Ela não dispõe de recursos suficientes e nem mesmo de bolsa de estudos para cobrir as despesas com transporte, hospedagem, alimentação, e outras necessidades.

O que ganha como tradutora de Libras na Câmara Municipal de Ipiaú e como professora de Língua Portuguesa, no Colégio Dom Bosco, fica aquém dos custos, entretanto, não lhe faz esmorecer no cumprimento da missão. No período de 2013 a 2022 trabalhou no Colégio Estadual de Ipiaú como tradutora e intérprete de Libras Educacional. Também atuou no CAPI e fez diversos trabalhos voluntários.

Thaiana conta que recebeu as primeiras noções da Linguagem Brasileira de Sinais por intermédio de uma menina surda, chamada Daniele, quando estudante do ensino médio no Colégio Estadual de Ipiaú. Depois ampliou o conhecimento no assunto com a professora Jorgina de Cassia Tannus.

Obteve formação de Tradutores e Intérpretes na UESB, fez cursos de extensão oferecidos pelas universidades com carga horária ampla. Nunca deixou de estudar sobre a língua e nem ajudar a comunidade surda.

Texto: José Américo/ Decom Prefeitura de Ipiaú