Educação Educação

.

22/07/2023 às 13h09 Atualizada em 22/07/2023 às 13h18
Dia Municipal da Paz e da Conciliação em Ipiaú

A Prefeitura de Ipiaú, através da Secretária Municipal de Educação, juntamente com unidades da rede privada de ensino, promoveram ações em alusão ao Dia Municipal da Paz e da Conciliação, que acontece neste sábado, 22 de julho, e foi instituído no calendário do município através da Lei n.º 2.355 de 08 de fevereiro de 2019, sancionada pela prefeita maria das Graças.

A proposta visa estabelecer uma alternativa para a sociedade, e principalmente aos jovens, procurando contribuir para o estabelecimento de uma cultura de paz e conciliação. A busca é por um estado de justiça e felicidade coletiva.

A data é uma oportunidade para conscientização da população, pois o tema é de importância social, econômica, educativa e espiritual.

A comemoração foi antecipada para essa sexta-feira, 21, no Colégio Celestina Bittencourt e na Escola Nova Geração. Neste sábado, 22, acontecerá no Colégio Aprovado com a exibição de um vídeo referente ao assunto. No Colégio Celestina foi proferida uma palestra pelo advogado Paulo Gomes Novaes, com a participação de outros oradores. Na Escola Nova Geração foi exibido um vídeo a respeito do assunto.

Outros municípios brasileiros também comemoram o Dia da Paz e da Conciliação. As iniciativas partiram de deputados estaduais e de vereadores como uma referência a criação da União do Vegetal (UDV) A pelo baiano José Gabriel da Costa, em 22 de julho de 1961. A UDV é uma religião de fundamentação cristã.

O principal objetivo da data é para que ela possa servir como um período de preparação ao dia 1º de janeiro, quando se comemora o Dia da Confraternização Universal.

A relação entre o Dia da Paz e da Conciliação (22 de julho) e o da Confraternização Universal (1º de janeiro) está em que a conciliação é o momento anterior e indispensável à confraternização entre os povos.

É também uma atitude que auxilia praticar o ensinamento de Jesus Cristo no sentido de “Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo”.

Texto: José Américo Castro / DECOM Prefeitura de Ipiaú