Quinta, 09 de Maio de 2024

Agricultura e Meio Ambiente Aprimoramento

Prefeitura de Ipiaú promove recuperação de estradas e reposição de manilhas na zona rural

Atualmente o serviço acontece na região Água Vermelha

19/09/2023 às 11h46

Visando beneficiar a comunidade da zonal rural e proporcionar melhores condições de trânsito e escoamento da produção agrícola, a Prefeitura de Ipiaú vem realizando serviços de  recuperação de diversos trechos de rodovias. A realização acontece através de uma patrulha mecânica sob a coordenação de Delí Bispo e envolve limpeza , patrolamento, cascalhamento  das pistas além da reposições de redes de manilhas em pontos considerados críticos nas regiões da Água Vermelha, Buri,  Tinquí e Terra Seca dentre outros.

O período de chuvas torrenciais que ocasionou o deslizamento de barrancos, aberturas de crateras, danificação de pontes e rompimentos de barragens tornaram mais difícil o acesso a tais localidades, exigindo a abertura de desvios e improvisação de pontes que não suportam o peso de carros de grande porte. Quando prevalece um tempo e estiagem a equipe da Prefeitura vem corrigindo os problemas. No serviço de escoamento tem sido empregadas manilhas de concreto de vários diâmetros, conforme a necessidade da rede. Teve um trecho na região da Água Vermelha que exigiu a instalação de nove manilhas de 100 cm. O serviço beneficiará às populações residentes em seis fazendas.  Em outro trecho da rodovia da mesma região foram instaladas manilhas de 60.

Em três pontos da estrada do Buri foram empregadas manilhas de 80 e de 40 em outros dois locais.  Em Borges, no acesso à região do Bom Sem Farinha foram utilizadas 12 manilhas de 80. Outros pontos também foram beneficiados. Os serviços prosseguirão nas regiões Tinqui e Terra Seca, assim como em outras que exigem a intervenção da patrulha mecânica. Delí Bispo informa que a patrulha mecânica sob a sua coordenação conta com dos patróis,  uma retroescavadeira e quatro caçambas. Ele salienta que na equipe também estão dois podadores com a função de desgalhar arvores antes do serviço das patróis para assim facilitar a penetração de raios solares e consequente evitar atoleiros devido a umidade.

José Américo Castro / Decom Prefeitura de Ipiaú
Fotos: Janaína Castro