Quarta, 08 de Maio de 2024

Educação Educação

Prefeitura de Ipiaú realizará eleição para diretores das escolas da rede municipal de ensino

.

30/10/2023 às 10h09

A Prefeitura de Ipiaú, por intermédio da Secretaria da Educação, publicou, no Diário Oficial do Município, edição nº 2.675, o Edital nº 03/2023, que abre o processo seletivo interno para diretor e vice- diretor das unidades escolares do Sistema Público Municipal de Ensino.

O Decreto nº 7.010, de 05 de outubro de 2023, assinado pela prefeita Maria das Graças, regulamenta as eleições e a escolha é pautada no que estabelece o Ministério da Educação, através do Novo FUNDEB, assegurando de forma transparente todas as condições para uma eleição democrática e participativa.

A primeira etapa do processo será a avaliação de conhecimento que envolve cursos de formação, provas objetivas e discursivas, provas de títulos e apresentação de Plano de Gestão. Com exceção da prova de títulos, os demais requisitos são de caráter eliminatório. Mérito e desempenho no exercício da função são fundamentais para os profissionais que se habilitem a concorrer à eleição.

Pode-se candidatar todo servidor do quadro do magistério – professores efetivos e coordenadores pedagógicos concursados. Das 56 vagas disponíveis, 25 são para diretores e 31 para vice-diretores. Os eleitos terão um mandato de 03 (três) anos. A previsão é de que o pleito aconteça no início do mês de dezembro.

Terá direito a voto a comunidade escolar, formada por servidores públicos (professores e pessoal de apoio) em exercício na unidade de ensino municipal, estudantes maiores de 12 anos regularmente matriculados e com frequência escolar, além de pais ou representantes legais dos alunos regularmente matriculados e que frequentem regularmente as aulas.

José Américo Castro(Decom-Prefeitura de Ipiaú).