Quinta, 09 de Maio de 2024

Educação Educação

Iniciativa Municipal: 1ª Feira STEM Brasil em Ipiaú Impulsiona Ensino de Ciências

Ação foi resultado da parceria entre Prefeitura de Ipiaú, STEM Brasil e fundação Toyota

16/11/2023 às 10h59 Atualizada em 16/11/2023 às 11h14

Neste mês de novembro, o Colégio Municipal Professora Celestina Bittencourt foi palco da 1ª Feira STEM Brasil no Município de Ipiaú. O evento foi dedicado à apresentação das produções resultantes da colaboração entre professores e estudantes, empregando uma metodologia alinhada aos princípios e estratégias do programa.

A feira contou com a participação ativa dos alunos e professores do Celestina, bem como do Colégio Municipal Ângelo Jaqueira. Além disso, houve a presença significativa de representantes da Secretaria Municipal de Educação de Ipiaú, do STEM Brasil e da Fundação Toyota.

Erlândia Souza, secretária da Educação municipal, ressaltou a importância das parcerias estabelecidas, enfatizando que a socialização das produções reflete o avanço da educação pública municipal. “Esse avanço se manifesta por meio do aprimoramento dos professores da área de Ensino de Ciências e Matemática e suas inovações no processo de ensino-aprendizagem”, ressaltou.

O STEM Brasil se destaca por oferecer uma formação exclusiva aos professores, seguindo uma metodologia própria que prioriza a prática para dar vida ao currículo obrigatório de ciências e matemática nos estados brasileiros. O programa adota técnicas de ensino baseadas em atividades práticas, facilitando a compreensão de conceitos teóricos. Atualmente presente em 14 estados brasileiros, o programa refere-se à integração de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática. O programa engloba áreas como Física, Química, Biologia e Matemática, integrando habilidades do século XXI necessárias ao mundo do trabalho, como resolução de problemas, trabalho em equipe, pensamento crítico e comunicação.

A prefeita Maria das Graças se alegra com a realização desta feira: “Através desse investimento intensivo em capital humano, o programa STEM Brasil destaca-se como uma ferramenta fundamental para o avanço da educação em Ciências e Matemática, promovendo inovação e excelência no ensino nas escolas públicas do país”.

Michel Querino / Decom Prefeitura de Ipiaú

fotos: Lucas Santos