Quinta, 09 de Maio de 2024

.

16/11/2023 às 17h08
EJA Profissionalizante na Praça teve demonstração de cursos para comunidade

A EJA Profissionalizante de Ipiaú promoveu aula de campo com oficinas dos cursos ministrados pelo SENAI na Praça da Bíblia, na antiga Feirinha, nesta última terça-feira (14/11).

Segundo Erlândia Souza, titular da pasta de Educação, cerca de 150 alunos participaram desta aula pública dos cursos de Mecânico de motocicleta, Pizzaiolo, Padeiro/Confeiteiro e Eletricista Predial. Assim, foi possível integrar os estudantes de diversas Escolas do município, proporcionando momentos de aprendizagem compartilhada e de fortalecimento da Educação.

“Foi uma forma de nós mostrarmos, in loco, para a comunidade os produtos que estes alunos vêm desenvolvendo e o quanto são importantes estes cursos para a educação cidadã e profissionalizante destes adolescentes, jovens e idosos”, pontua o Professor Ademario de Carvalho, Coordenador Técnico-pedagógico da EJA.

A EJA Profissionalizante além de possibilitar o aprendizado escolar para jovens maiores de 15, adultos e idosos, promove o acesso destes ao mercado de trabalho por meio de oito cursos profissionalizantes: Pedreiro polivalente, Padeiro e Confeiteiro, Pizzaiolo, Manutenção de máquina industrial, Mecânico de manutenção em motocicletas, Operador de microcomputador e informática, Eletricista instalador predial de baixa tensão e Corte e costura sob medida.

Os cursos foram definidos pela Secretaria de Educação a partir de pesquisas acerca dos perfis profissionais e vocacionais de cada turma. A distribuição deles em cada escola ocorreu com base nesses resultados.

As aulas dos cursos da EJA Profissionalizante acontecem em paralelo ao ensino regular da EJA, nas noites dos dias úteis, em Unidades Escolares da cidade e dos Distritos de Córrego de Pedras e Fazenda do Povo.

Na zona urbana as aulas são ministradas nas Escolas Edward Oliveira (Bairro Antônio Lourenço), Edvaldo Santiago (Bairro ACM), Florentino Pinheiro (Avenida São Salvador), Pastor Paulo (Centro), Adélia Matta (Avenida Lauro de Freitas), Agostinho Pinheiro (Bairro Novo) e nos Colégios Celestina Bittencourt (centro) e Ângelo Jaqueira (Avenida Lauro de Freitas). Nos Distritos acontecem nas escolas Raulina Rodrigues (Córrego de Pedras) e Euclides Neto (Fazenda do Povo).

Venha você também fazer parte da EJA Profissionalizante! Realize a sua matrícula para o ano letivo de 2024 na Escola mais próxima de sua residência.

DECOM/ Prefeitura de Ipiaú

Fotos: Maicon Alves