Tempo limpo

Agricultura e Meio Ambiente Agricultura

Secretário e Diretor marcam presença na Oficina de Planejamento e Gestão de Secretarias Municipais de Agricultura

O evento teve o objetivo de apresentar o Sistema de Gestão Municipal Rural.

19/12/2018 às 17h49
Por:
Divulgação

O secretário da Agricultura e Meio Ambiente de Ipiaú, Elvídio Antônio (Bino) e o diretor de Meio Ambiente, Poleandro Silva, participaram da Oficina de Planejamento e Gestão de Secretarias Municipais de Agricultura promovida pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), durante a 9ª Feira Baiana de Agricultura Familiar e Economia Solidária.

O evento teve o objetivo de apresentar o Sistema de Gestão Municipal Rural.

A ferramenta foi desenvolvida pela Assessoria de Planejamento e Gestão (APG) para organizar o planejamento, a execução, o monitoramento e a avaliação das ações voltadas para o meio rural.

Neste processo de qualificação da gestão municipal, os participantes da oficina foram orientados a desenvolverem programas e metas, no âmbito do Plano Plurianual (PPA) municipal, para a agricultura familiar, além de propor a formatação de leis orçamentárias anuais, para possibilitar a execução de atividades que garantam o cumprimento das metas do plano.

Na oportunidade o Secretário Estadual do Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues, fez uma retrospectiva das ações do Governo do Estado, voltadas para as secretarias de Agricultura ou áreas afins desde 2015 e destacou a importância desses gestores conhecerem a realidade das famílias que vivem no meio rural, com dados sobre número de famílias, acesso a crédito, à terra, à água, entre outras, para conhecer quais são as reais necessidades.

APICULTURA

Após a oficina, o Secretário Elvídio Antônio e o diretor Poleandro Silva, visitaram a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB na cidade de Cruz das Almas, onde buscaram informações junto ao Núcleo de Apicultura, para promover a capacitação de produtores do Município de Ipiaú na cadeia produtiva do mel.

O secretário aproveitou a ocasião para solicitar um treinamento de prepostos do município na captura de abelhas peçonhentas que costumam aparecer em enxames, no perímetro urbano de Ipiaú.

Tempo limpo

Sáb °C °C