Segunda, 20 de Maio de 2024

Secretarias mutirão

Ações integradas das secretarias de Saúde e Assistência Social marcam o Dia Internacional da Mulher em Ipiaú

Serviços teve foco na saúde física e mental

09/03/2023 às 15h33 Atualizada em 09/03/2023 às 15h54
foto: Janaína Castro / DECOM Prefeitura de Ipiaú

A Prefeitura Municipal de Ipiaú, por intermédio das secretarias de Saúde e Desenvolvimento Social, comemorou o Dia Internacional da Mulher com um Mutirão de Atendimento à Mulher, no Complexo Municipal de Saúde Adilson Duarte.

Foram oferecidos exames ginecológicos, preventivos, avaliação de saúde, ultrassonografia, consultas médicas com clínico geral, orientação odontológica, testes rápidos de sífilis, HIV, hepatites (B e C), vacinação, consultas com psicólogo e atendimentos fisioterapêuticos, dentre outros procedimentos.

Atendimentos para tratamento de beleza foi um dos serviços ofertados pela Secretaria de Desenvolvimento Social | foto: Janaína Castro / Decom Prefeitura de Ipiaú

Além das ações de saúde, as mulheres presentes no mutirão tiveram direito a atendimento jurídico, noções de planejamento familiar, capoterapia coletiva, oficina de teatro, massagens e limpeza da pele, ginástica aeróbica e atividades educativas, bem como se reuniram em uma roda de conversa que discutiu importantes assuntos e contou com as participações das secretárias Laryssa Dias, da Saúde, e Rebeca Câncio, do Desenvolvimento Social.

José Vaz, presidente do Conselho Municipal de Saúde, marcou presença no evento | foto: Janaína Castro / DECOM Prefeitura de Ipiaú

O momento cultural envolveu música, dança e outras expressões das artes cênicas. Os vereadores Ivonilton Conceição e Beto Costa, assim como o membro do Conselho Municipal de Saúde, José Vaz, prestigiaram o evento e teceram elogios aos organizadores.

A prefeita Maria das Graças esteve na solenidade de abertura do mutirão e dirigiu uma mensagem às mulheres pelo transcurso da data e pela importância que cada uma tem no processo de desenvolvimento da sociedade, ocupando os lugares e conquistando direitos.

foto: Janaína Castro / DECOM Prefeitura de Ipiaú

Maria lembrou que sua equipe na gestão municipal é constituída na maior parte por mulheres e isso lhe orgulha muito porque zelam da cidade com carinho. A gestora ressaltou que “uma mulher ajuda outra mulher e juntas cuidam de toda a comunidade e são cada vez mais fortes”.

A secretária Laryssa Dias explicou que essas ações integradas, da Saúde e Assistência Social, aconteceram para que a mulher se cuide, levante sua autoestima e tenha cada vez mais uma melhor qualidade de vida. ”É um momento de valorização da mulher”, acrescentou a secretária Rebeca Câncio.

foto: Janaína Castro / DECOM Prefeitura de Ipiaú

Muitas das mulheres que participaram do mutirão fizeram questão de elogiar a iniciativa da Prefeitura de Ipiaú que fez a diferença ao proporcionar que elas se sentissem amadas, homenageadas e especiais. “Agradeço à prefeita Maria das Graças, à Secretária de Saúde, Laryssa Dias e à secretária do Social, Rebeca Câncio, e também a toda equipe da Prefeitura por esse trabalho maravilhoso que nos trouxe expectativa de uma vida saudável e feliz”, comentou uma moradora do Bairro Dois de Dezembro.

José Américo Castro -DECOM / Prefeitura de Ipiaú