Quinta, 02 de Maio de 2024

Parcialmente nublado

Geral Geral

Com previsão de chuvas intensas, Prefeitura de Ipiaú alerta para cuidados preventivos

Não deixar entulhos nas ruas neste período e deixar o lixo para recolhimento nos horário adequados.

19/12/2023 às 21h19

Defesa Civil, secretarias de Desenvolvimento Urbano, de Infraestrutura e as demais da Prefeitura de Ipiaú, se somam na causa preventiva de evitar ou mitigar os danos que podem acontecer em função das fortes chuvas previstas para o sul e litoral do sul da Bahia.

Uma das providências, neste período, é não colocar entulho nas ruas, como alerta o secretário Henrique Romano, da pasta de Desenvolvimento Urbano. “A chuva pode cair a qualquer momento, de grande intensidade e o entulho pode ser carreado e entupir bocas de lobo”, adverte.

Railan Dias, secretário de Infraestrutura, explica que as chamadas galerias do sistema de macrodrenagem de Ipiaú estão subdimensionadas em função do crescimento populacional e algumas apresentam o problema de terem sido feitas construções em cima delas.

Railan conta também que foram realizadas obras de microdrenagem na Nova Conquista e na Rua Ivone Ferreira, para minimizar o impacto da invasão das águas. “Criamos um sistema de microdrenagem, de 150 metros, que tem a capacidade escoar 150 litros de água por segundo. Este sistema já foi testado, numa grande chuva que caiu no final do ano passado. A água invadiu as ruas, mas não entrou nas casas”, detalha Railan.
No caso do Bairro ACM,  Railan informa terem sido ampliadas as bocas de lobo e está em curso as obras de macrodrenagem. “Com a macrodrenagem, as águas serão direcionadas para o Rio”, esclarece.

Outra ação considerada muito importante por Railan, no enfrentamento e mitigação da causa e efeito das chuvas, é a obra da Macrodrenagem da Rua Talma Reis, que implica na proteção do Bairro 2 de Dezembro. “A água destruía a 2 de Dezembro e, com essa rede, conseguimos minimizar significativamente estes impactos”, assegura Railan.

O Inmet
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indica previsão de chuva em praticamente toda a Região Nordeste do Brasil a partir dessa terça-feira (19) até, pelo menos, sexta-feira (22).

A circulação atmosférica em vários níveis, combinada com a presença de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) e um Sistema Frontal (SF) no Oceano Atlântico, no sul da Bahia, vai favorecer a formação de áreas de instabilidade e a ocorrência de chuva intensa, especialmente no sul e centro-sul da Bahia, centro e sul do Maranhão e no Piauí.

Além destes sistemas, também vale destacar a influência da variabilidade intrasazonal (Oscilação de Madden-Jullian, OMJ), que favorece o aumento da umidade, nebulosidade e chuva no Nordeste.

A partir de hoje, a chuva deve atingir o sul da Bahia e depois avançar para o interior do Nordeste, afetando quase toda a região, com volume mais intenso na madrugada. Vale destacar que o período mais chuvoso deve se prolongar até sexta. Em locais pontuais, a chuva pode superar 100 milímetros (mm) em 24h, principalmente no litoral sul da Bahia.
Devido às novas atualizações dos diversos modelos numéricos de previsão do tempo, é necessário o acompanhamento diário dos avisos meteorológicos especiais emitidos pelo Inmet.

Fotos: Maicon Alves e Michel Querino
DECOM/ Prefeitura de Ipiaú